top of page
Foto do escritorPriscila C. A. Fortunato

Conheça os 6 pilares do método Montessori

Atualizado: 20 de out. de 2019


Conheça aqui os 6 pilares do método Montessori, que é prioritariamente utilizado na Dei Bambini Atibaia.

1-Autoeducação

Entendemos que a criança pode aprender sozinha quando preparamos um ambiente propício. Quando isto acontece, as coisas acontecem naturalmente.

2-Educação como ciência

Fazemos uma observação constante de cada criança e durante esta observação perceberemos o que é necessário para o seu desenvolvimento.

3-Educação cósmica

Mostramos às crianças que todas as coisas estão profundamente interligadas e conectadas e que uma depende da outra dentro de todo o nosso universo, por exemplo: só teremos saúde se cuidarmos do nosso planeta. Se jogarmos o lixo na rua entupiremos os bueiros, se entupirmos os bueiros as ruas se alagarão, se as ruas ficarem alagadas as águas não darão vazão, se as águas não derem vazão elas não irão escoar, se elas não escoarem criam-se possibilidades de doenças porque o lixo jogado irá boiar, e assim por diante. Ensinamentos como estes, levam as crianças a perceber a ordem das coisas e a ter respeito pela natureza e pelo universo. Estes conceitos podem se transformar em várias atividades por longos e longos meses, e isso é muito bom, pois, a aprendizagem só acontece com a repetição de conteúdos.

4-Ambiente preparado

O ambiente da Dei Bambini é totalmente preparado para as crianças, os móveis do tamanho delas, tudo muito simples e de forma minimalista. A quantidade de materiais disponíveis é suficiente para que as mantenha em ambiente rico em oportunidades de aprendizado produtivo. Tudo foi elaborado de forma que as crianças criem independência dos adultos - a princípio em suas brincadeiras e que isso, gradativamente, se reflita nos seus cuidados pessoais (higiene, necessidades quanto ao clima, etc.) e assim se estenda rumo ao desenvolvimento futuro.

5-Adulto preparado

Seguindo o quinto pilar de Montessori, descemos, literalmente ao tamanho das crianças. Abaixar no tamanho delas para orientar e cuidar. Observamos as crianças e buscamos nos atos delas a indicação de suas necessidades. Auxiliamos o mínimo necessário, mas, garantimos a todo o momento nossa presença caso seja necessária.

6-Criança equilibrada

Segundo Montessori, a criança nasce com um guia interior. Ela sabe qual tipo de esforço ela precisa para cada fase. Exemplo: se deixarmos uma criança em um berço do tipo tradicional, alto, e a criança resolver que sairá daquele lugar, ela encontrará uma forma, e sairá. O problema é que quando não utilizamos os móveis do método Montessori, corre-se muitos riscos. As crianças ao tentarem alcançar o objetivo de saírem do berço, podem se machucar por causa da distancia do berço até o chão. No método Montessori, não se corre este risco. Como a cama da criança fica no nível do chão, a criança cria autonomia para se locomover ao seu bel prazer, criando assim INICIATIVA, ponto chave do método.

Na imagem desse post, você vê o Tangram, quebra-cabeça geométrico muito utilizado como instrumento para atividades cognitivas e motoras no método.

546 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page