top of page
Foto do escritorPriscila C. A. Fortunato

Por que criamos a Dei Bambini Atibaia?

Atualizado: 20 de out. de 2019


Após uma pesquisa de mercado ampla e refinada, detectamos uma lacuna quantidade/qualidade educacional nas escolas e berçários particulares e municipais de Atibaia (esta ultima com conceito excelente em educação infantil). Dentre as opções, não conseguimos encontrar representantes que pudessem apresentar conceitos, valores e crenças que julgamos essenciais para o desenvolvimento pleno de bebes e crianças.

Dando vazão a uma carreira de 40 anos na área de Educação por parte da sócia fundadora e diretora da Dei Bambini, sua dedicação e amor por bebês e crianças (mãe de 3 filhos) contamos aqui os principais motivos para a abertura da Dei Bambini.

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica de acordo com nossas leis (título V, capítulo II, seção II, art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade. Este desenvolvimento integral deverá abranger os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, além do emocional/afetivo. Estes aspectos trabalhados dentro da escola de educação infantil complementarão a ação da família e da comunidade em que a criança está inserida.

No passado, as mães trabalhavam em casa e cuidavam de seus filhos. Hoje, com o progresso e modernidade e ainda a emancipação da mulher, cada vez mais crianças precisam de cuidados além do proporcionado pela família.

Antigamente, as crianças passavam boa parte de seu tempo com os avôs. Atualmente as avós e avôs trabalham fora, o que os impossibilita dedicarem-se à educação de seus netos. Restam as babas! Contudo, hoje reconhecemos a necessidade de formação acadêmica para se exercer tal profissão. O conceito do “tomador de conta” já não se adequam as exigências contemporâneas. Além de tudo isso, reconhece-se a necessidade de um convívio social para as crianças no mundo atual globalizado e tecnológico.

Entendendo toda esta necessidade, Celia Regina Carbone, junto com suas filhas, decidiram colocar um sonho antigo da mãe em prática: cria a Dei Bambini, um bercário e escola de educação infantil, que visa proporcionar para as famílias de Atibaia, um local adequado tranquilo e produtivo para que os pais e responsáveis possam deixar suas crianças e que estas recebam cuidados e complementos educacionais.

Na escola de educação infantil dois itens jamais podem desassociar um do outro: o cuidar e o educar. Quando as crianças são cuidadas e educadas elas desenvolvem capacidades e habilidades que em outra situação seria impossível.

Quando educação e cuidado faltam, é tolhida das crianças a possibilidade de se tornarem independentes. Quando são educadas e cuidadas passam a ter oportunidade de conhecerem a si mesmas, aos outros e ao ambiente. A singularidade e individualidade de uma criança devem ser sempre respeitadas. Quando uma criança deixa de ser cuidada, estes itens passam a ser desrespeitados e a crianças se sentem frágeis e desprotegidas.

Os cuidados para com uma criança são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e descoberta.

No mundo globalizado e com o desenvolvimento tecnológico, é reconhecido que quando a criança ainda bebê vai para a creche e passa a conviver com outras crianças, ela passa a explorar um mundo de fantasia e de brincadeiras com provavelmente uma qualidade maior do que se estivesse em casa. Ela passa a ter acesso às fontes de informação, aos livros, a organização coletiva de tempo e espaço, a convivência social, a descoberta e a troca de experiências.

As crianças, neste caso de 0 a 5 anos e de acordo com o estatuto do menor e adolescente, tem o direito de educar-se sob a orientação de profissionais competentes e bem informados, que planejem e avaliem as ações pedagógicas, como uma etapa importante do processo de desenvolvimento humano.

Embora saibamos que o número de professores formados e interessados em se habilitar para o ofício da docência infantil esteja diminuindo, a Dei Bambini se compromete a sempre contratar profissionais habilitados e responsáveis para o oficio de cuidar e educar.

A escola de educação infantil precisa estar comprometida com o nível de preparo de conteúdo e metodologias aplicadas à educação das crianças. A Dei Bambini não concorda com Projetos Pedagógicos feitos somente para cumprir exigências burocráticas junto às secretarias de educação. Não concordamos com projetos que depois de entregues, fiquem guardados em uma gaveta, sem utilidade.

É a partir da educação infantil que se estabelece as principais bases da personalidade de uma criança, compondo a inteligência, a vida emocional e a socialização. É nesta primeira fase escolar que se fixam as primeiras experiências de vida de uma criança e estas experiências ficam marcadas para sempre.

Assim, nosso trabalho terá sempre como norte propiciar o amplo desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada criança.

Nosso compromisso é ser o melhor berçário e a melhor escola de educação infantil de Atibaia para quem nos escolhe diariamente.

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page