Basta uma rápida busca na internet e encontraremos relatos sobre como se deu o início da prática da abordagem Reggio Emilia nas escolas de Educação Infantil em Reggio Emilia, na Itália. Mas, é difícil encontrar uma explicação profunda sobre esta abordagem reconhecida desde 1991 como um dos melhores “sistemas de educação do mundo” (Revista norte-americana Newsweek).
Acompanhe a leitura desse artigo onde fazemos um relato sobre a abordagem que se mostra na prática como uma das mais eficientes e humanas para o desenvolvimento de uma criança na fase da educação infantil ou primeira infância.
O sistema de Reggio Emilia de acordo com Howard Gardner no livro As Cem Linguagens da Criança (Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman) pode ser descrito da seguinte forma:
“...ele é uma coleção de escolas para crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado. O principal veículo didático envolve a presença dos pequenos em projetos envolventes, de longa duração, realizados em um contexto belo, saudável e pleno de amor...”
Para entendermos mais sobre a abordagem Reggio Emilia, precisamos entender um pouco mais sobre seu surgimento.
A primeira ideia dos cidadãos após o término da segunda guerra mundial nesta região da Itália, foi a construção de uma escola infantil onde pudessem deixar e educar suas crianças, mas não podiam admitir que o governo vigente, ainda remanescente de uma concepção fascista, determinasse como seria esta escola. Diante desta situação decidiram que eles próprios, os cidadãos, pais das crianças construiriam e formatariam escola da cidade.
A primeira escola de Reggio Emilia na verdade foi criada a poucas milhas da cidade, em Vila Cella.
Ao ouvir falar da atitude destas pessoas, um professor que andava pela Itália de bicicleta, Loris Malaguzzi, resolveu pegar seu meio de transporte e foi até Vila Cella verificar se tudo isso realmente era verdade, e constatou o fato.
Ele encontrou mulheres lavando pedaços de tijolos. Descobriu que as pessoas haviam se reunido e decidido vender um tanque de guerra abandonado pelos alemães, poucos caminhões e alguns cavalos. Os cidadãos disseram ao professor Loris Malaguzzi que isso era o que tinham, mas que o resto viria. Loris Malaguzzi se apresentou como professor que era e os cidadãos o aceitaram convidando-o, a partir daquele momento, a trabalhar com eles.
Loris Malaguzzi era um homem da educação envolvido através de pensamentos principalmente de Froebel, John Dewey, Bruno Ciari, Piaget, Vygotsky e Maria Montessori. É a partir desde ponto que discutiremos como a abordagem Reggio Emilia tomou proporções de conhecimento mundial e interesse de educadores do mundo todo para a conhecerem, entenderem e praticarem em seus países.
O QUE É ABORDAGEM REGGIO EMILIA?
A abordagem Reggio Emilia é uma forma de atuar com crianças, advinda da concepção criada em Reggio Emilia que consiste em primeiro lugar dar protagonismo total para a criança para sua própria educação. O professor não tem papel principal na educação da criança, ela é a protagonista, ela tem o papel principal em sua própria educação. De que forma? Simples, existindo professores preparados dentro da concepção da abordagem Reggio Emilia que sabe entender, ler e interpretar o interesse das crianças.
O papel mais importante do professor dentro da abordagem Reggio Emilia é o de observar a criança, captar e capturar seus interesses que muitas vezes nem mesmo ela sabe dizer qual é. Acontece que a preparação do professor na abordagem o leva a saber exatamente quais os interesses de cada criança ou cada grupo de crianças.
Há algumas palavras chaves dentro da abordagem Reggio Emilia: observação, interesse e protagonismo. Sem estas palavras não existe abordagem Reggio Emilia.
NO QUE E EM QUEM ACREDITAR?
Infelizmente constatamos publicações que não condizem com o verdadeiro significado da abordagem Reggio Emilia. Não pretendemos aqui, tratar de verdades absolutas, nosso intuito é “traduzir” o conceito desta maravilhosa abordagem.
A abordagem Reggio Emilia não pode e não deve ser ensinada com um curso de algumas horas. É impossível reunir professores seja do âmbito público ou privado para somente algumas explicações sobre este sistema de ensino.
Mesmo havendo autores que se dedicam a escrever sobre abordagem Reggio Emilia, é muito difícil traduzir toda plenitude desta abordagem em horas. Para se conduzir a abordagem Reggio Emilia necessita-se fazer parte do seu grupo de estudos e aprofundar-se em suas teorias e práticas.
Não existe validação ou licença para se dar cursos sobre a abordagem Reggio Emilia. Educadores estudam Reggio Emilia, fazem parte do grupo de estudos de Reggio Emilia, praticam a abordagem e a vivenciam com seus alunos, a partir de muito tempo dedicado à sua prática. Assim, é possível ter total compreensão da proposta, mas jamais uma escola ou um profissional será idêntico ao outro. As próprias escolas de Reggio Emilia são diferentes entre si porque cada uma vive a realidade de suas crianças, de seus pais e de sua comunidade ao redor. É impossível atividades e vivências serem totalmente copiadas, aliás na abordagem Reggio Emilia não existe cópia de nada.
Existem muitos detalhes a serem observados e entendidos. Não é possível simplesmente escutar um autor simpatizante da abordagem Reggio Emilia e acreditar que o ouvindo durante algumas horas e em alguns dias, um grupo de professores terá domínio absoluto da abordagem Reggio Emilia. Há que se mergulhar dentro do estudo da abordagem de forma profunda para que se possa dar início a interpretação de como conduzir esta abordagem.
O Instituto Loris Malaguzzi monta grupos de estudos todos os anos para estudarem in loco a abordagem. Os interessados devem se inscrever e atender aos requisitos exigidos pelo Instituto.
INFLUÊNCIAS DE OUTRAS PEDAGOGIAS EDUCACIONAIS PARA A ABORDAGEM REGGIO EMILIA
Como já foi explicado na primeira parte deste texto, o professor Loris Malaguzzi que foi em busca da abordagem Reggio Emilia, ao saber da intenção dos cidadãos da região em montar e desenvolver uma escola de educação infantil com seus preceitos, acabou se tornando o “pai da abordagem”.
As grandes influencias de Loris Malaguzzi foram:
Froebel alemão, pedagogo e pedagogista, nasceu em 1782 e morreu em 1852. Foi um dos maiores educadores que o mundo já teve porque foi o primeiro educador a pensar na criança sem ser um mini- adulto. Ele preconizou a importância da educação infantil a ponto de ter criado os primeiros jardins da infância, e as primeiras caixas de areia das pré-escolas. Ele via a criança como uma “planta em fase de formação” e para isso era necessário ser cuidada para o desenvolvimento e por isso chamava carinhosamente as professoras de jardineiras.
Ele foi pioneiro ao citar a brincadeira como recurso para o caminho da aprendizagem, pioneiro também ao citar que deveríamos observar com cuidado as crianças para buscar seus interesses e com isso emergir a autoeducação.
Froebel também se preocupava com atividades ao ar livre para que as crianças interagissem com o ambiente. Ele também se preocupou com atividades para desenvolvimento do físico e motor e para o desenvolvimento do aspecto sensorial. Ele falava em criança livre em busca de seus interesses, mas para isso o educador precisaria observa-las. Ele também se preocupava em propiciar o desenvolvimento da linguagem, artes, ciências naturais, religião e matemática para as crianças. Ele já defendia estágios de capacidade de aprendizado com características especificas das crianças antes de Piaget classificá-las e antes de Maria Montessori citar o respeito ao desenvolvimento como ciência.
John Dewey nascido em 1859 e morto em 1952, foi um filósofo e pedagogista norte americano, outro grande influenciador dos conceitos de Loris Malaguzzi. Na infância teve uma educação que não o interessou dentro da escola compensada pela educação de casa onde sua mãe procurava dar a ele e seus irmãos tarefas que propiciasse o desenvolvimento do senso de responsabilidade. Dewey, após estudos, percebeu o quanto o ensino das escolas eram tradicionais e não acompanhavam os avanços da psicologia, do aspecto social e da política.
Maria Montessori nasceu em 1870 e morreu em 1952. Médica formada sem conseguir clinicar. Foi concedido a ela no máximo a possibilidade de cuidar e educar algumas crianças consideradas especiais. Sua atuação a tornou após alguns anos uma grande educadora. Ela sempre buscou a prática da independência da criança e o seu protagonismo em sua própria educação. Ela, assim como Froebel, cita como muito importante, uma educação pelo movimento e pelos sentidos.
Ela desenvolveu os seguintes pilares para uma educação de protagonismo da criança, chamados de pilares da metodologia Montessori:
· Ambiente preparado
· Adulto preparado
· Educação cósmica
· Desenvolvimento da criança reconhecido como ciência,
· Autoeducação
· Criança equilibrada. Este último item nada mais é do que o resultado dos cinco pilares citados anteriormente.
Em sua pedagogia ela desenvolveu objetos próprios que hoje fazem parte da característica de seu método. Outra característica de sua metodologia de ensino é a posição não definida das crianças dentro de salas. Ela desprezava as salas tradicionais antigas onde as crianças eram obrigadas, não importando a idade, a ficarem presas em acentos, sem liberdade de ir e vir.
Em uma sala Montessori, observa-se crianças espalhadas no chão ou sentadas às mesas, sozinhas ou em grupos, mas não enfileiradas. Os professores se misturam a elas.
Jean Piaget, nascimento 1896 e morte em 1980, foi biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, um dos maiores pensadores do século XX. Desenvolveu a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano:
· Inteligência sensório motora: até 24 meses
· Pré-operatória ou pré-operacional: 2 aos 6/7 anos
· Operatório concreto ou operacional concreto: 7 aos 11/12 anos
· Operatório formal ou abstrato:12 anos em diante
Vygotsky também influenciou Loris Malaguzzi. Viveu muito pouco, de 1896 a 1934, mas foi o suficiente para desenvolver teorias educacionais reconhecidas até hoje. Ele salientava que para o desenvolvimento intelectual do ser humano havia a necessidade do desenvolvimento social. A diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que o primeiro acreditava na relação social como determinante para o desenvolvimento do ser humano e para Piaget o que contava era o processo interno do ser humano. A teoria de Vygotsky mostrou tanta ênfase ao social que sua teoria tem o nome até hoje de sócio construtivismo.
Bruno Ciari, teve sua existência curta, viveu de 1923 a 1970. Foi um educador italiano que lutava pelos valores da liberdade, justiça e o espírito crítico da vida escolar. Era um educador progressista e defendia a educação democrática, antiautoritária e não confessional. Foi um educador com pensamentos socialistas muito forte.
PORQUE AS CITAÇÕES ACIMA SÃO IMPORTANTES PARA SE ENTENDER A ABORDAGEM REGGIO EMILIA?
Nenhuma teoria nasce do nada. Tudo que se teoriza parte de pontos de pensamentos de várias pessoas, e a abordagem Reggio Emilia não é e não pode ser diferente, para se entender tudo que se desenvolve dentro desta abordagem existe um berço, existe uma influência.
Torna-se muito claro quando estudamos todos os autores citados acima a influência que eles exerceram no desenvolvimento das atividades de Reggio Emilia.
Pessoas do mundo inteiro buscam na abordagem Reggio Emilia, reconhecida desde 1991 pela revista americana Newsweek, como um dos melhores sistemas de ensino do mundo, um suporte para melhorar a educação de suas crianças.
Em encontros no Instituto Loris Malaguzzi pessoas de todos os países do mundo ligadas a educação vão em busca de teorias e práticas vivenciadas em Reggio Emilia.
COMO UTILIZAR A ABORDAGEM REGGIO EMILIA?
Para se utilizar a abordagem de Reggio Emilia é necessário ser um educador/cuidador/professor preparado, ou seja, que estude a abordagem e suas aplicações.
Mas, a base de tudo se dá ao observar a criança com a compreensão de seus interesses. Jamais ser, o adulto, o protagonista da educação da criança, ela é a própria protagonista de sua autoeducação.
A abordagem Reggio Emilia utiliza todas as atividades sem serem chamadas de aulas disso ou daquilo. As atividades se interligam numa multidisciplinaridade constante.
As atividades corporais comungam com as intelectuais, sensoriais, sociais que culminam com o desenvolvimento emocional da criança.
Atividades como artes, educação física, culinária, inglês, dança, expressão corporal, música, teatro, e outras se entrelaçam sem a escola na figura do professor/educador/ cuidador ter que dar aulas com títulos. Todas as atividades se interligam de uma forma coesa e orgânica.
Utilizar a abordagem Reggio Emilia em suma, leva a criança a ser plena em seu desenvolvimento: físico e motor, cognitivo e intelectual, sensorial, social e emocional.
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